sexta-feira, 13 de agosto de 2010

MÚSICA NO ESPAÇO ABERTO - ROCK AND ROLL


Bem, pessoas, hoje temos estréia aqui no blog. E é a minha mesmo. Até agora, só atuei nos bastidores cuidando da aparência do blog, visitando os nossos leitores... mas eu ainda não havia postado nenhuma vez aqui. Por isso, eu, Wilson, estou aqui hoje para falar sobre música. Finalmente!

Uma breve apresentação minha de mim mesmo (rsrs):

  


Espanhol nato, naturalizado brasileiro, sou formado em Direito. Gosto de corridas de kart, sou apaixonado por carros e viciado em chiclete.  Tenho um irmão gêmeo, Willian, com quem escrevo no blog Yehi Or!. Sou namorado da Sanzinha e tão ciumento quanto ela. Como os outros administradores deste blog, também tenho o meu blog pessoal, o Bom Ruim Assim Assim, onde escrevo meus poemas, falo do meu amor e das coisas que gosto.
Roqueiro de carteirinha, toco numa banda chamada INRI, com meu irmão e amigos. E é por isso que agora estou aqui. Para falar sobre...
 



Estilo musical mais popular no mundo ocidental, o Rock - ou Rock and Roll - surgiu e se firmou no sul dos Estados Unidos durante a década de 50, tendo rapidamente se espalhado por todo o mundo. Embora, no início da história do Rock, o instrumento principal fosse o saxofone, hoje em dia os instrumentos musicais mais utilizados são a guitarra elétrica, o baixo, a bateria e o teclado.

O Rock surgiu através da mistura de três gêneros musicais: Blues, Country e Jazz. Assim, surgiu o Classic Rock, uma mistura de vários gêneros musicais. Nesse período do Classic Rock, surgiu Elvis Presley, considerado por muitos como o “o rei do rock”.


Década de 60


Aquele período foi o mais popular e prolífero do Rock. A combinação do movimento antiguerra e o crescimento do uso de drogas registrado na época originaram o pensamento da década. Bandas famosíssimas como Beatles, Rolling Stones, The Doors e Pink Floyd surgiram. Foi neste período que surgiu o famoso lema: “Sexo, drogas e Rock’n’Roll.”


Década de 70


Naquela fase, a “agressividade” do Rock dos anos 60 havia se esfriado um pouco, proporcionando o retorno de um estilo mais direto e primitivo. Foi na década de 70 que surgiu o Punkrock, o conceito do “faça você mesmo” tomou conta do mundo inteiro através das bandas The Ramones, Iggy Pop & The Stooges e Sex Pistols. Além destes, outros lendários grupos musicais surgiram neste período: Led Zeppelin, Black Sabbath, Deep Purple, KISS e Aerosmith, por exemplo.


Década de 80


Foi marcada pelo peso, atitude e a comercialização. Na questão do peso, surgiu o Heavy Metal, representado por bandas como Iron Maiden e Judas Priest. Além disso, nos anos 80 surgiu o Alternative Rock, gênero musical criado pelas bandas undergrounds que não tinham apoio das grandes gravadoras e que passaram a lançar seus discos de forma independente.


Década de 90


Sem dúvida, foi a época do hard rock, liderado pela banda Guns N' Roses (para se ter uma idéia, o estoque dos discos da banda não duravam nem 24 horas nas lojas). Também foi na década de 90 que surgiu o “grunge”, estilo que tem como características musicais o menor cuidado na polidez do som (grunge tem um significado próximo a "sujo" na língua inglesa) e a criação de letras relacionadas com a depressão e a angústia. Algumas importantes bandas desta fase: U2, Pearl Jam, Nirvana, Foo Fighters, Red Hot Chili Peppers, Dream Theater, Coldplay, Blink-182 e Green Day.


Cenário atual


No início do século atual, o Rock começou a perder grande parte de seu espaço para o Pop. Contudo, uma nova vertente do estilo, a qual relaciona o rock com a diversidade das músicas que surgiram. Assim, se tornou um elemento crucial para os roqueiros do século XXI a aceitação da heterogeneidade e a exaltação de toda a história do rock.

O Pai do Rock
 
Nome completo: Charles Edward Anderson Berry
Apelido: Pai do Rock
Data de nascimento: 18 de outubro de 1926 (83 anos)
Origem: St. Louis, Missouri
País:  Estados Unidos
Gêneros: Blues, rock and roll
Instrumentos: Guitarra, vocal
Gravadora(s): Chess, Mercury, Atco

Chuck Berry foi um compositor, cantor e guitarrista americano. Berry nasceu em St. Louis, Missouri, e foi um dos primeiros membros do Hall da Fama do Rock and Roll, homenageado em 1986. É apontado por muitos como o inventor do Rock and Roll.

Enquanto ainda existem controvérsias sobre quem lançou o primeiro disco de rock, as primeiras gravações de Chuck Berry, como "Maybellene", de 1955, sintetizava totalmente o formato rock and roll, combinando blues com música country e versos juvenis sobre garotas e carros, com dicção impecável e diferentes solos de guitarra.
Portanto, não minha opinião, ele é o rei do rock.

Abaixo, o vídeo de Maybellene. Vamos dançar!





Bem, é isso. Espero que tenham gostado.
Até a próxima!

Wilson.


LinkWithin

Related Posts with Thumbnails