segunda-feira, 21 de junho de 2010

NOS BASTIDORES DA MÚSICA COM ELCIO TUIRIBEPI


NOS BASTIDORES DA MÚSICA


Olá amigos e amigas, hoje estou aqui para falar um pouco sobre a nossa MPB e suas histórias nos bastidores da música.
Hoje começo falando sobre a estonteante “Todo Sentimento” de Chico Buarque que dispensa apresentações e do Cristóvão Bastos, que é compositor, pianista e arranjador.

BASTIDORES


Na época em que ia ser feita a gravação do samba-canção “Todo Sentimento” para compor uma das faixas do disco novo, aconteceu uma greve de técnicos, por esse motivo os músicos não puderam gravar nada do que estava previsto, apenas decidiram mexer no arranjo da parte que já estava gravada. Assim, o que era originalmente um samba, transformou-se na belíssima canção “TODO SENTIMENTO”, que posteriormente fez parte da trilha sonora da novela “Vale Tudo” da TV Globo em 1988.
Considero esta uma das melhores músicas do Chico Buarque, onde melodia, harmonia, ritmo e letra se encaixam perfeitamente.
Só tenho a agradecer aos técnicos por essa bendita greve que nos permitiu a partir deste dia eternizar em nossos ouvidos, esta já tão conhecida versão que tanto nos encanta a alma quando a escutamos.


CHICO BUARQUE
Considerado um dos compositores mais produtivos e mais eruditos da MPB sendo autor de mais de 300 composições tanto só como com inúmeros parceiros: Edu Lobo, Djavan, Francis Hime, Tom Jobim, Roberto Menescal, Vinicius de Moraes, Toquinho e outros. Desde 1965 participou ativamente como compositor e cantor em festivais, espetáculos teatrais e cinema.
A partir dos anos 90 sua produção musical diminuiu, passando a dedicar-se mais à literatura.
O musicólogo Ricardo Cravo Albin comparou a obra de Chico à de Noel Rosa. O jornalista Millor Fernandes considerava Chico "a única unanimidade nacional...eu também..rsrs
                                                                 
 CRISTÓVÃO BASTOS
Compositor, pianista e arranjador, Cristóvão Bastos é respeitado e admirado por grande parte da música brasileira. No entanto, precisou de mais de 30 anos de carreira para gravar o primeiro disco solo, Avenida Brasil, que inclui parcerias com compositores consagrados como: Chico Buarque — com quem compôs Todo Sentimento —, Paulo César Pinheiro, Aldir Blanc, Paulinho da Viola, Elton Medeiros e Abel Silva, Cristóvão vem criando arranjos para discos e shows de Nana Caymmi, Edu Lobo, Gal Costa, além de outros nomes importantes da nossa MPB.


Elcio Tuiribepi ( Blog Verseiro )
Sou formado em Gestão de Recursos Humanos pela UGb de Barra do Piraí RJ e pós graduado em sorriso valente pela faculdade da vida, inclusive fiz mestrado e doutorado neste quesito, pois as coisas do cotidiano assim nos exige a cada instante. No mais... procuro dar vida às palavras solidariedade, humanidade, humildade e amizade...essas palavras boas, que terminam assim, tudo com ADE no final...rsrs...
Espero que gostem...
Um abraço e um beijo na alma...
BOA SEMANA...valeu!


Todo o Sentimento
Composição: Chico Buarque e C. Bastos

Preciso não dormir

Até se consumar

O tempo da gente.

Preciso conduzir

Um tempo de te amar,

Te amando devagar e urgentemente.

Pretendo descobrir

No último momento

Um tempo que refaz o que desfez,

Que recolhe todo sentimento

E bota no corpo uma outra vez.

Prometo te querer

Até o amor cair

Doente, doente...

Prefiro, então, partir

A tempo de poder

A gente se desvencilhar da gente.

Depois de te perder,

Te encontro, com certeza,

Talvez num tempo da delicadeza,

Onde não diremos nada;

Nada aconteceu.

Apenas seguirei

Como encantado ao lado teu.


LinkWithin

Related Posts with Thumbnails